

CONTRABAIXO
O contrabaixo, ou baixo elétrico, é um instrumento muito utilizado em formações de diversos grupos musicais, desempenhando uma importante função rítmica e harmônica. Tendo em vista isso e a diversidade de gêneros musicais existentes nos dias de hoje, o curso de contrabaixo visa a instrução e formação de músicos que possam atuar nos mais variados tipos de grupos e bandas. Além disso, o curso tem os seguintes objetivos: – Orientar o aluno a lhe dar com toda interface tecnológica do contrabaixo – Capacitação para o pleno domínio técnico do instrumento – Desenvolvimento de leitura de partituras, cifras, etc. O aluno matriculado no curso de contrabaixo elétrico recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


GUITARRA
O curso de guitarra tem como principal objetivo instruir e formar o aluno de modo que este esteja preparado para tocar nos mais variados tipos de grupos e bandas, além disso, o curso visa o estimulo da criatividade do aluno a fim de que ele consiga executar músicas que sejam do seu agrado e também elaborar solos, arranjos, aberturas de acordes, etc. Para que isso seja possível são abordados nas aulas, entre outras coisas, os seguintes assuntos: Estudo de diversos ritmos e estilos musicais (rock, pop, blues, jazz, mpb, etc.) Uso de recursos e efeitos de pedais, pedaleiras como distorção, wah-wah, delay, chorus, etc. Estudo, interpretação, execução e criação de solos e “riffs”. Arranjo e Improvisação O aluno matriculado no curso de guitarra recebe semanalmente como cortesia uma aula de Teoria e Percepção Musical.


VIOLA CAIPIRA
Viola Caipira é um instrumento muito misterioso e instigante. Veio para o Brasil com os portugueses e se instalou nas regiões rurais. Modificou-se com o passar do tempo e tem encantado cada vez mais pessoas de todas as idades. O aluno irá conhecer a história da Viola e da Música Caipira e Progressões Harmônicas de Acordes para acompanhamentos dos mais importantes ritmos do mundo caipira. O aluno poderá estudar toda a parte de solo (escalas, tablatura, campo harmônico) e desenvolver solos dos mais famosos violeiros da história como: Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Lourenço e Lourival, Bambico, entre outros. O aluno matriculado no curso de Viola Caipira recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


VIOLÃO ERUDITO
O Violão Erudito praticamente não se diferencia do violão popular. Existem pequenas adaptações para ajustarem-se à performance, ao ajuste no corpo no executante e à sonoridade. O violão possui geralmente seis cordas, feitas de aço ou nylon, e seu corpo arredondado possui uma caixa acústica necessária para a amplificação natural do som emitido pela vibração das cordas. O Violão Erudito é muito versátil, desenvolvido para execução solo instrumental, em grupos ou como acompanhamento para cantores. Este belíssimo instrumento é escolhido pela maioria dos músicos, amadores e profissionais, pela sua extensão, o volume sonoro, a relativa riqueza harmônica, o baixo custo e o peso reduzido, facilitando seu transporte. É bastante comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violão em festas, bares, praias, estádios, estações de trem ou outros locais ou situações em que as pessoas se agrupam, pois este instrumento não necessita necessariamente de equipamento de som ou lugares acústicos em especial. O aluno matriculado no curso de Violão Erudito recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


VIOLÃO POPULAR
O Violão Popular se aplica no acompanhamento e na composição de música popular de todos os gêneros, e também na execução de peças ou trechos simples de música clássica. Na aplicação técnica, consiste na utilização do baixo cifrado, ou harmonia cifrada, e percepção rítmica para utilização dos compassos, sem utilização de partitura; porém, o aprofundamento do violonista popular no estudo da harmonia e das técnicas de improvisação, utilizando desenhos de acordes e escalas, o leva a uma riquíssima capacitação para execução e composição de música popular, como a Bossa Nova e o Jazz. O aluno matriculado no curso de Violão Popular recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


VIOLINO
O principal objetivo do curso de Violino é fazer com que o aluno desenvolva todo o domínio técnico do instrumento afim de que este possa tocar quaisquer músicas que ele queira ou necessite aprender. Durante as aulas, são trabalhadas obras de grandes compositores como J.S. Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart, entre outros. Também pode ser trabalhado o repertório popular do gosto do aluno ou repertório litúrgico ou sacro. O aluno matriculado no curso de Violino recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


VIOLONCELO
O Violoncelo é um instrumento bastante versátil. Por ser muito antigo, seu repertório é bastante extenso, indo desde o barroco, clássico, romântico, sinfônico, até a música moderna e contemporânea. Num contexto atual, além de grupos de câmara, como trios, quartetos e como instrumento orquestral, o violoncelo está sendo utilizado também na prática de música popular, tendo destaque em grupos de MPB, jazz e música instrumental e na música litúrgica ou sacra. Nosso curso abrange o estudo do instrumento integralmente com exercícios técnicos, de consciência corporal, de percepção e de improvisação, além do estudo da musicalidade e do repertório. O repertório é escolhido focado nas habilidades a serem desenvolvidas e, ao mesmo tempo, priorizando um material que seja agradável ao aluno. Buscamos sempre um desenvolvimento eficaz e prazeroso. Para qualquer idade, o curso possui especificidades também para as crianças, com materiais como jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. O aluno matriculado no curso de Violoncelo recebe como cortesia uma aula semanal de Teoria e Percepção Musical.


CAVAQUINHO
Cavaquinho é um instrumento de origem portuguesa e que foi introduzido e amplamente utilizado em gêneros da música popular brasileira, tais como o samba e o choro, e também outros gêneros, como o baião. O estudo do Cavaquinho consiste em aprender diferentes tipos de “batidas”, “levadas”, principalmente aquelas que existem dentro do samba como: samba de partido alto, samba enredo, samba canção, pagode, etc., mas também de outros ritmos, como a marchinha, o frevo, o baião. Por este ser também um instrumento harmônico, o curso visa também o estudo de aberturas e formações de acordes, além da interpretação de solos, melodias, como nos choros de Waldir Azevedo, uma das grandes referências neste instrumento. O aluno matriculado no curso de Cavaquinho recebe como cortesia uma aula de Teoria e Percepção Musical.