

INICIAÇÃO MUSICAL
Para crianças a partir dos 5 anos, o Curso de Iniciação Musical é o mais novo lançamento TKT, destinado a crianças no início da alfabetização. É um método divertido onde a Teoria Musical é ensinada através de brincadeiras, jogos e áudio. SIRLEY STRAUSS Iniciou seus estudos musicais desde criança, e é professora de música desde os 17 anos, ministrando aulas de Musicalização Infantil, Flauta Doce, Órgão Eletrônico, e Teclado. Em 1994 fundou sua própria escola em S. Vicente SP onde atua até hoje. Estágio 1 – Som e Ritmo – Som Musical e Ruído – Sons a nossa volta – Propriedades do Som – Figuras e Pausas – Notas – Notação Musical – Compasso – Andamento Família dos Instrumentos – Folclore – Jogos Musicais – Apreciação Musical Estágio 2 Elementos da Música Notação Musical notas musicais (Hino à São João), Pautas (linhas suplementares), Clave de Fá Figuras – até semicolcheia, Ponto de aumento – ligadura – traço de união – haste Acidentes Musicais Iniciação aos intervalos Sinais de expressão A voz – nosso instrumento – classificação das vozes Forma Musical Conjuntos Musicais – Vocais Instrumentais Folclore Hino Nacional Brasileiro Apreciação Musical – Ouvido consciente Revisão – Jogo de Tabuleiro


MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
A música faz parte da nossa vida desde a nossa gestação, por isso somos seres musicais desde que nascemos o que muda é a relação que teremos com a música no decorrer de nossas vidas. Especialmente quando crianças temos facilidade para expressar e criar, daí a importância do estímulo nessa idade. Para que esse desenvolvimento aconteça, elas precisam de um espaço certo onde possam explorar, ouvir e brincar com os sons. Os ganhos que a prática musical nessa fase proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e são para a vida toda. O trabalho com a música, na fase infantil, permite uma variedade de modos de percepção e sensações da criança na sua relação com o mundo. O curso de Musicalização Infantil é ministrado por professoras-pedagogas, com elevada experiência musical. As crianças terão contato com a música através de cantigas próprias para a idade e que trazem um vasto e rico conteúdo melódico e rítmico; histórias musicadas; instrumentos que emitem vários timbres sonoros; dança e expressão corporal; atividades variadas para trabalhar a coordenação motora, atenção, percepção auditiva, memória, concentração, que vão se modificando no decorrer do curso de acordo com cada faixa etária e turma. Trabalhamos com crianças a partir dos cinco anos.


BATERIA INFANTIL
Para crianças a partir dos 5 anos, com muitas dinâmicas, exercícios e brincadeiras. O método traz aprendizado simples e divertido, em que as crianças conhecem a bateria e, através de brincadeiras e exercícios, aprendem os primeiros ritmos musicais. DUDA NEVES É o autor do Curso TKT de Bateria para jovens e adultos, em 6 estágios, e lança para crianças o Bateria Infantil em dois estágios. Duda Neves é considerado pela revista francesa “Jazz Hot”, um dos melhores bateristas do mundo. E hoje ele dedica grande parte do seu tempo a lecionar para crianças carentes no litoral paulista em São Sebastião. Estágio 1 Apresentação da Bateria, Pauta, Figura Musical, apresentação das partes da Bateria na pauta, Atividades musicais como palavras cruzadas, Bateria de latas, Tercinas, Partitura “Fim de Semana”. Estágio 2 Bumbos em Colcheias, História da Bateria, Notas Musicais, Bumbos em Tercinas, Dinâmica na Bateria, Bumbos em Semicolcheias, Ritmos Brasileiros, Metrônomo, Prato de Ataque, Partitura para Bateria.


TECLADO / PIANO INFANTIL
Elaborado para crianças não alfabetizadas, a partir de 5 anos, cujo instrumento base é o Piano/Teclado. É um método totalmente ilustrado, criado através de estudos e seminários realizados no Japão. Composto por 4 estágios com CD de apoio com áudio e arquivo MIDI onde são abordados noções de ritmo, leitura de notas, canto, instrumentos rítmicos e brincadeiras infantis como cantigas de roda. A criança vai brincar como criança, colorindo todo o método. VALÉRIA FORTE / GENI LEIKA HIRANO Valéria Forte pianista e tecladista foi para o Japão em um treinamento de 30 dias para aprender como lidar com as crianças. E á partir disso, criou o curso Minami de Órgão Eletrôncio Infantil, para crianças à partir de 5 anos de idade, onde elas não alcançavam as pedaleiras, e a Minami criou um degrau extensor para as crianças poderem tocar as pedaleiras. Foi um sucesso! Com o passar do tempo, o curso foi se desatualizando, e em parceria com Geni Leika Hirano, criaram o Curso TKT de Teclado/Piano Infantil, que começa no Teclado até o estágio 2, e à partir do estágio 3 a criança pode se transferir para o piano. Estágio 1 Acorde C, G. Instrumentos: Teclado/Piano, Flauta, Triângulo, Pandeiro, Trompete, Guizo, Violoncelo, Claves. Definições: Extensão do teclado, Dedilhado, Notas Musicais, Valores Semínima, Mínima, Semibreve. Ritornello, Pausa da Semínima, Atividades musicais em forma de brincadeiras, pinturas, execução das músicas alternadas com as letras das músicas onde os alunos cantam ou tocam instrumentos rítmicos. Estágio 2 Acorde F Instrumentos: Oboé, Contrabaixo, Castanholas, Tuba, Clarinete, Conjuntos com os instrumentos Rítmicos e Teclado/Piano. Definições: N.A., Compasso ternário, Ponto de Aumento, Ligadura, Ritornello, Pausa da Mínima, Execução da escala de Dó Maior com a mão direita, Dinâmica dom os alunos intercalando conjunto com instrumentos rítmicos, cantar as letras das músicas junto com o professor, brincadeiras com lápis de cor. Estágio 3 Acordes D7, Am, arpejos dos acordes com a mão esquerda, padrão de valsa. Instrumentos: Trombone, Piano, Acordeão, Guitarra, todos os instrumento rítmicos dos estágios anteriores. Definições: Clave de Fá, Cânone, Escala da Do Maior em clave de fá tocada com a mão esquerda, Pausa da Semibreve e colcheia, Sinais de repetição, Repertório mais elaborado com letras das músicas. Estágio 4 Acordes G7, Dm, E7, Bb, A, Gm, Em, Ab. Aluno já consegue tocar arranjos em clave de sol e fá simultaneamente, com padrões trabalhados, sem uso de acordes automáticos. Definições: Chave de repetição 1 e 2, Sinais de Repetição, Síncope, Sinais de Alteração, Quiálteras, Sinal de 8a sup, Fermata, Acidentes na armadura de clave. O aluno terminando o estágio 4 estará apto a se transferir para o estágio 3 do curso TKT de Teclado ou Piano Digital.


VIOLÃO INFANTIL
A TKT Assessoria lança o mais esparado dos cursos para crianças, Curso TKT de Violão Infantil, feito para crianças a partir de 5 anos. O método foi elaborado por Damiro Lucchesi, que desenvolveu uma metodologia para iniciantes de Violão Popular, preocupando-se com a evolução gradativa do curso, e respeitando o tempo de assimilação e amadurecimento da criança. DAMIRO LUCCHESI Formado em Cavaco/Banjo pela ULM, fez turnê com o grupo “Sabe Sambar” pela Argentina e Uruguai, acompanhando também Jorge Aragão, Tobias da Vai Vai, Negritude Jr entre outros. Especializou-se também no Voiolão, onde dedicou uma parte de sua vida lecionando para crianças carentes, e adquiriu experiência no curso Infantil, criando em seguida o Curso TKT de Violão Infantil. É o autor também do Curso TKT de Cavao/Banjo Preparatório, Curso TKT de Violão Juvenil e Curso TKT de Violão Pop Class. Estágio 1 Introdução, Conheça o violão, Atividades Musicais, Acordes Novos, Exercícios Cordas Soltas, Repertório Infantil, Conhecendo as cordas soltas do violão, Ginástica para os dedos, Padrões Rítmicos, Definições, Exercícios com brincadeiras, Solos Musicais. Estágio 2 Novos Acordes, Definições teóricas, Notas nas Cordas Soltas: Sol, Re, La, Mi, Repertório Infantil para treino dos novos acordes, Leitura de notas e Solos em Clave de So, Exercícios e Atividades em sala de aula. O método acompanha CD de apoio onde a criança pode ouvir e aprender melhor.


VIOLINO INFANTIL
Elaborado para crianças a partir de 5 anos de idade. Apresenta uma proposta lúdico pedagógica inovadora, pois é ilustrado, dinâmico e divertido com histórias, desenhos e exercícios práticos teóricos onde a criança aprende a tocar brincando. O objetivo é que a criança, através da vivência lúdica, compreenda os exercícios propostos, sendo capaz de realizá-los naturalmente. Objetivos Gerais Levar o aluno a compreender conceitos básicos musicais bem como características específicas do instrumento associando à brincadeiras infantis, facilitando a compreensão e o aprendizado. MÁRCIA BERTTI Violinista,cantora lírica, pianista e musicoterapeuta. Apresenta-se profissionalmente, como integrante do “Trio Concertatus” e “Duo Altíssona”. Além da carreira de concertista, dedica-se ao ensino musical na sua própria escola em Osasco SP. Conteúdo Programático Composto por 4 estágios com CD de apoio onde serão abordados desde o conhecimento do violino e sua família bem como noções teóricas e técnicas. Estágio 1 “Brincando em casa” Elaborado para crianças não alfabetizadas a partir de 4 anos. Partes do instrumento apresentadas pelo personagem “Violino legal” (desenho de um violino falante). Atividades de pintura das partes aprendidas. O método terá melodias cifradas e com letras para que o professor acompanhe o aluno no próprio violino ou ao piano. Além dos desenhos para a criança pintar, o método terá atividades musicais teóricas facilitadas apresentadas sempre a partir de uma história infantil, contada pelos personagens “Vivi” (uma garotinha violinista) e Nonô (um garotinho pianista) que vivem uma aventura repleta de brincadeiras no mundo mágico da música. As notas e ritmos serão apresentados em forma de diversos personagens tais como: O gatinho Mimi (corda mi- cor azul claro ): Exercício da 1ª corda em semibreve A laranja (corda la- cor laranja médio): Exercício da 2ª corda em mínima pontuada O réptil (corda ré – cor verde médio): Exercício da 3ª corda em mínima O soldadinho (corda sol – cor amarelo escuro): Exercício da 4ª corda em semínimas O coelhinho e o sapinho “pula-pula”: Exercício de staccatos e pziccatos O bebê Chiquinho: Exercício de pausas (“chi”…silêncio.) O sino (cor cinza médio): Colocação do dedo 1 na corda lá A fada (cor rosa claro): Colocação do dedo 1 na corda mi Observação: Cada exercício aprendido deverá ser executado pela criança em todas as cordas facilitando o mecanismo. Cada exercício terá uma história e uma melodia para o professor acompanhar ao violino ou ao piano. Para trabalhar a altura do braço direito (arco) em relação às cordas, fazer o “exercício da gangorra” (movimento para cima e para baixo) desenho dos personagens brincando na gangorra. Conteúdo Altura do som: agudo, médio e grave (através de exercícios de imitação dos animais; atividades de pintura) Duração do som: som longo e curto Andamento Leitura musical Estágio 2 “Brincando no Parque” Elaborado para crianças a partir de 5 anos na fase de pré alfabetização. Os personagens principais do método preparatório continuam a aventura num parquinho infantil com brincadeiras ao ar livre como pular corda (trabalhar o staccato e pizziccato); balanço (colocação do arco nas cordas); gangorra (altura do braço em relação às cordas); escadinha musical (preparação para a execução das escalas); brincadeira do vai e vem (talão e ponta); brincadeira das palavras para trabalhar o ritmo; execução de instrumentos de bandinha rítmica. Apresentação da família do violino e seus timbres. Atividades com desenhos e notas musicais para colorir. Conteúdo Clave de sol, notas musicais, figuras de valores e suas pausas; introdução às células rítmicas utilizando colcheias e semicolcheias; ligadura de articulação e ligadura de prolongação; compassos simples (quaternário, ternário e binário); sustenido e bemol; tom e semitom; ritornello; barras de divisão. Dedilhado na primeira posição dedos 1e 2 (tom); 1 e 2 (semitom) ; melodias com letras e acompanhamento para o professor. Estágio 3 “Brincando na Escola” Elaborado para crianças alfabetizadas com exercícios mais específicos tanto tecnicamente quanto musicalmente. Colocação dos dedos 1,2 e 3 o que possibilita a execução de diversas melodias, tanto folclóricas quanto eruditas. Nesta fase, a criança já será capaz de ler notas abrangendo a região do sol2 ao lá 4 e terá facilidade em executar ritmos mais difíceis, além de executar algumas escalas maiores em 1 oitava bem como seus respectivos arpejos. O método consta de exercícios técnicos e repertório variado e conhecido. Conteúdo Leitura musical na clave de sol (notas sol2 ao lá 4); sincopa; sinais de repetição; sinais de dinâmica; escalas maiores em sustenido ; fermata; ligadura de frase; acentuação ; compassos simples; divisão de compasso; andamento; células rítmicas com colcheias e semicolcheias; tom e semitom; timbres; formação de orquestra de cordas; compositores famosos. Estágio 4 Elaborado para crianças que já executam bem exercícios utilizando dedos 1 2 3 no sistema 1 e 2 (tom), 1 e 2 (semitom); 2 e 3 (tom), 2 e 3 (semitom). O método abordará mais exercícios técnicos com temas e variações cujo o objetivo é aperfeiçoar execuções em 1ª Posição e preparar o aluno para seguir métodos mais avançados em outras posições. Colocação do dedo4 em todas as cordas em sistema 3 e 4 (tom) e 3 e 4 (semitom). Conteúdo Figuras de valores colcheias e semicolcheias e suas respectivas pausas; Variações rítmicas; Escalas Maiores em sustenidos MiM , Fa#M e Do#M e seus respectivos arpejos (1 oitava); Introdução à Escala de FaM e seu respectivo arpejo (1 oitava) Escalas em 2 oitavas: SolM, DoM, LáM, SiM e arpejos respectivos em 2 oitavas; Andamentos; Sinais de dinâmica; acentos; Armadura de clave; Apreciação musical; compositores famosos; luthiers famosos; biografia de Paganini.